Melhorar a qualidade de vida

Ilustração Melhorar a qualidade de vida

Saúde

Nas últimas décadas, a expectativa de vida no Brasil subiu para 75,5 anos. Vários fatores tiveram influência direta sobre esse aumento, um deles o cuidado com a saúde. Ainda assim, há muito espaço para evoluir no tema.

As oportunidades existentes no setor para o uso da tecnologia são inúmeras, desde a prevenção, com a possibilidade de diagnósticos cada dia mais precoces, até o tratamento. É nisso em que a Siemens Healthineers empenha-se diariamente: oferecer tecnologias que possam suportar as decisões e oferecer maior eficiência na gestão do setor.

Hoje, no Brasil, cerca de 84 mil tomadas de decisões médicas são baseadas, diariamente, nos resultados dos equipamentos Siemens, que correspondem a 30% dos exames de imagem feitos no País.

Na empresa, transformamos engenharia de produtos e serviços em engenharia de saúde, melhorando os resultados para os pacientes, com diagnósticos mais acessíveis e precisos, e para as empresas de saúde, aumentando a produtividade e ajudando a reduzir custos.

Com a tecnologia disponível atualmente, é possível, por exemplo, controlar um equipamento de ressonância magnética remotamente, permitindo que um especialista seja capaz de disponibilizar seu conhecimento junto a pacientes localizados em qualquer lugar do Brasil. Isso, além de otimizar o uso de equipamentos de alto valor agregado, leva medicina de qualidade elevada para localidades distintas no território brasileiro, democratizando o acesso à saúde.

|Desafios futuros e compromisso

Com 77% da população dependente do sistema público de saúde, o governo tem o desafio de ampliar o sistema e ainda reduzir o tempo de espera dos exames.

Na área de saúde, a tecnologia tem muito a oferecer nos próximos anos. Boa parte dos resultados no setor estará relacionada à tecnologia Big Data. A estruturação de todos os dados gerados na saúde facilitará diagnósticos e tratamentos, tornando a informação sobre cada paciente e seu histórico mais acessíveis. A Siemens tem soluções de Big Data capazes de melhorar cada vez mais este acesso. E estaremos empenhados em desenvolver ainda mais nosso portfólio, das soluções laboratoriais e de diagnósticos por imagem aos serviços diferenciados, consultoria e serviços de TI para saúde.

Imagem Saúde

Fonte: Governo Federal do Brasil, DATASUS, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Siemens Todos os dados são referentes ao Brasil no ano de 2015.

Transportes Urbanos Eletrificados

Ilustração Transportes Urbanos Eletrificados

Há cinco décadas, os investimentos em transporte urbano no Brasil priorizam o modal rodoviário. Com 83% dos brasileiros vivendo em áreas urbanas, dois grandes problemas nas cidades, hoje, são: a qualidade do ar, devido à emissão de poluentes da frota, e a falta de fluidez do trânsito. Cerca de 66% dos trabalhadores brasileiros utilizam transportes públicos e 22% destes usuários passam mais de duas horas por dia presos no tráfego. O investimento em transporte público é necessário, principalmente em sua eficiência. Isso teria um impacto na economia, porque tempo perdido no trânsito é tempo perdido na produção, além de proporcionar uma maior qualidade de vida aos brasileiros.

A Siemens tem soluções de eletrificação personalizadas e confiáveis para sistemas de transporte em massa. No Brasil, 6,9 milhões de passageiros são beneficiados diariamente com tecnologias Siemens, presentes em 60% do transporte urbano eletrificado. A empresa oferece um portfólio completo de tecnologia para trens metropolitanos, desenvolveu e forneceu o sistema driverless para os trens da Linha 4 - Amarela do Metrô de São Paulo (SP) – a primeira linha sem condutor das Américas –, que oferece uma viagem mais segura, eficiente e econômica (proporcionando um consumo energético até 20% menor do que com condutor humano). As linhas 1 e 2 de Salvador (BA), a linha 1 de Porto Alegre (RS) e a recém-inaugurada Linha 4 do Rio de Janeiro (RJ) também contam com tecnologias Siemens. Recentemente, outra inovação da empresa consiste em fornecer tecnologia em estações de recarga de ônibus eletrificados. O primeiro ônibus elétrico híbrido a entrar em operação comercial piloto em uma cidade da da América Latina começou a circular em 2016, em Curitiba (PR), uma parceria da Siemens com a Volvo. Ele reduz em até 60% a emissão de CO₂.

|Desafios futuros e compromisso

Trabalhamos para que vários estados e municípios implementem planos de melhoria dos transportes metropolitanos intermodais mais sustentáveis, intensificando suas malhas de trens. Para o transporte sobre rodas, a Siemens aposta num futuro de automação, eletrificação e digitalização, seja nas linhas de ônibus intra ou intermetropolitanas. Pensamos em soluções e tecnologias para a redução das emissões de CO₂ em todos os modais de transporte, um compromisso com o Brasil para construir uma infraestrutura eficiente, segura, ágil e ecologicamente amigável.

Imagem Transportes Urbanos Eletrificados

Fonte: Governo Federal do Brasil, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Dados referentes ao Brasil até o ano de 2015.

Engajamento e Bem-Estar do Colaborador

Ilustração Colaboradores

Nas últimas décadas, a expectativa de vida do brasileiro aumentou consideravelmente: hoje é de 75,5 anos. Mas não basta viver mais. É preciso viver bem. Diferentes pesquisas apontam que, entre as principais preocupações do brasileiro, estão: saúde, educação e uma boa qualidade de vida. O conceito sobre levar a vida com qualidade varia, mas a satisfação e o tratamento que uma pessoa recebe no local onde trabalha – e passa boa parte de seu tempo – têm, sem dúvida, um peso importante. É nisso que a Siemens acredita.

O bem-estar do nosso colaborador é prioridade. Não à toa, por nove vezes a Siemens esteve na lista das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar (em 20 anos de Guia da Revista Você S/A). E seu employment engagement, taxa que mede o comprometimento e envolvimento dos colaboradores com a empresa e seus valores, é de 91%.

Na Siemens, são muitos os programas focados no bem-estar dos colaboradores. Dentro da empresa, eles escolhem o lugar onde querem sentar, não há estações fixas, o que aumenta a mobilidade e flexibilidade do trabalho, conforme as diferentes demandas. Além disso, é oferecida a possibilidade de, ao menos uma vez por semana, o colaborador trabalhar remotamente, em home office. Acreditamos que, se o trabalho na Siemens é global, paredes físicas não devem limitá-lo. Isso torna os horários mais flexíveis e permite que cada colaborador passe menos tempo no trânsito – e, consequentemente, dedicando mais tempo a outras coisas que lhe são importantes.

Desenvolvemos campanhas internas de saúde, educação e segurança, sempre extensíveis aos familiares de nossos colaboradores. Investimos no programa Carona Solidária, facilitando a ida e volta do trabalho e promovendo encontros de pessoas de diferentes áreas, além de estimular a noção de responsabilidade social: a carona também faz bem para o trânsito e para o meio ambiente.

|Desafios futuros e compromisso

A Siemens seguirá trabalhando intensamente para que cada um de seus colaboradores esteja cada dia mais engajado e comprometido com o que faz. Temos a inovação em nosso DNA e sabemos que é importante manter a posição que a empresa ocupa no mercado, a de ser um local onde o jovem recém-formado almeja ingressar e seguir carreira.

Todos que apresentarem alta performance e potencial, interesse em aprender continuamente, sempre terão espaço para se desenvolver e crescer profissionalmente na Siemens e junto com a Siemens.

Imagem Engajamento e Bem-Estar do Colaborador

Fonte: Pesquisa Você S/A: Melhores Empresas para se Trabalhar 2016 e Pesquisa de Satisfação do Colaborador de 2015.

Compromisso de Longo Prazo com o Brasil

Ilustração Compromisso

O ano de 2016 marcou os 111 anos da fundação da Siemens no Brasil, sempre compromissada com a melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida da população. Neste mais de um século, ela se tornou a maior empresa de tecnologia integrada do País e evolui continuamente para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

A história da Siemens no País começou a mais a 150 anos atrás,antes mesmo de sua fundação. Em 1867, a empresa já mostrou seu pioneirismo, característico até hoje, na instalação da primeira linha telegráfica do Brasil. De lá para cá, milhões de pessoas foram beneficiadas pelo portfólio de tecnologia integrada e pela nossa experiência global em ajudar o Brasil a lidar com as questões relacionadas às megatendências das mudanças climáticas, aumento da população, globalização, urbanização e digitalização.

Através de nosso posicionamento por meio da eletrificação em toda a cadeia de valor, nosso know-how que estende desde a geração, transmissão, distribuição e rede inteligente para aplicação eficiente da energia elétrica, e ainda pensando na melhoria da competitividade do País, podemos agregar, com nosso portfólio de automação, assim como já estamos aptos a equipar o futuro da era da digitalização.

As soluções de mobilidade eletrificada além de corroborar com a infraestrutura e competitividade do país oferece também mais agilidade segurança e eficiência.
Na área da saúde atuamos para ampliar o acesso à população através de soluções que agilizem e facilitem o uso das informações.

Imagem Compromisso de Longo Prazo com o Brasil

Fonte: Siemens no Brasil.