Conclusão

|Engajamento para um futuro mais brilhante

Esse relatório Business to Society foi desenvolvido pela Siemens para medir e demonstrar nossa contribuição para o desenvolvimento sustentável do Brasil. O objetivo é dialogar com os stakeholders com os quais nos relacionamos – clientes, governo, fornecedores, colaboradores, sociedade civil e comunidades, apresentando de forma pragmática os impactos das operações no Brasil, considerando as prioridades do País.

A Siemens customizou uma metodologia baseada no Conselho Mundial Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development – WBCSD), considerando os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Usando essa metodologia, temos como objetivo publicar essas informações periodicamente, a fim de refletir internamente, assim como manter nossos públicos externos informados.

O propósito é avaliar os pontos fortes da Siemens no Brasil, bem como as áreas a desenvolver no País. Mais do que um relatório contendo nossas realizações, este é um instrumento de reflexão também para nós, além de uma proposta de diálogo com a sociedade.

As conclusões dessas reflexões, nos seis pilares em que se divide este estudo, são as seguintes:

|Impulsionar a Economia

Diante da fase desafiadora que os setores sofrem com as consequências da crise econômica, os investimentos em infraestrutura são prioritários para aumentar a produtividade e a competitividade do País.

Além da contribuição ao PIB do Brasil, a Siemens tem a forte convicção de que suas soluções tecnológicas em infraestrutura são adequadas às necessidades e disponibilidades naturais do País. Podemos apoiar o Brasil a se colocar entre as maiores economias e mais competitivas do mundo, aproveitando seu potencial em segmentos como a indústria de transformação, o agronegócio e o setor de serviços.

|Desenvolver empregos e qualificação local

Além de gerar empregos diretos e indiretos, a Siemens também se notabiliza pela contribuição na formação de profissionais, e trabalha com a perspectiva de intensificar essa ação no futuro.

Como uma instituição permanentemente voltada para a inovação, sempre estaremos em busca de profissionais que se motivem a desenvolver soluções inovadoras. Isso nos coloca diante de outro desafio: contribuir para formar profissionais em tecnologias que possam redefinir modelos econômicos. Atualmente, toda a cadeia de eletrificação está passando por grandes transformações, com a inclusão de conceitos como o da geração distribuída. Da mesma forma, o setor industrial vê-se às voltas com um novo momento de transição, pela chamada Indústria 4.0. Contribuir para o avanço da mão de obra em direção a essas novas tecnologias é um desafio e uma tarefa que a Siemens assume.

|Inovar com agregação local

Há mais de 150 anos contribuindo para a infraestrutura no Brasil, a Siemens sempre se caracterizou pelo pioneirismo, introduzindo inovações que contribuíram nas áreas de automação, eletrificação de infraestruturas públicas e da indústria.

São mais de 200 milhões de habitantes em uma vasta área territorial, com ricas fontes de energia características de cada região do País. Podemos atender a estes desafios com nossas tecnologias de infraestrutura para fazer a energia chegar até as pessoas de modo confiável e eficiente, e ainda atender com uma tecnologia que garanta seu consumo inteligente. Temos, também, um espaço com maior protagonismo no campo da digitalização em todos os setores em que atuamos, com intuito de aumentar a competitividade de nossos clientes no contexto mundial.

|Cuidar do meio ambiente

Com a ratificação do Acordo Paris, o compromisso internacional para redução das emissões dos gases de efeito estufa, o governo se comprometeu oficialmente a cortar as emissões em 43% até 2030. Neste contexto, a Siemens poderá contribuir diretamente com suas tecnologias ambientais como energia renovável, eficiência energética em toda cadeia de eletrificação, transportes urbano e de carga eletrificada, entre outras.

Além disso, nosso compromisso com o meio ambiente é de neutralizar as emissões de CO₂ em nossas próprias operações até 2030, por meio de políticas globais e ações locais. No Brasil, já adotamos algumas medidas como uso de etanol em nossas frotas e home office, incluindo melhorias em nossos processo industriais. Atualmente, criamos o Programa de Eficiência Energética com várias equipes que identificam potenciais ações para redução do consumo de energia, contando assim com o engajamento dos próprios colaboradores.

|Melhorar a qualidade de vida

Grande parte da população brasileira é dependente dos serviços de saúde e de transporte público. A Siemens já vem contribuindo muito nestas áreas, mas ainda tem potencial para atender a esta demanda com soluções que vão além das tecnologias. Para a saúde, por exemplo, já fazemos operações remotas e atuamos na otimização e eficiência dos recursos para ampliar o acesso de pessoas à saúde no País. No caso da mobilidade urbana, atuamos de forma a trazer mais agilidade, conforto, segurança e ainda ser mais ambientalmente amigável por meio de transportes eletrificados.

Também possuímos uma estrutura voltada especificamente para a força de trabalho com várias iniciativas internas da Siemens para garantir uma melhora no bem-estar, na saúde e na qualidade de vida de nossos colaboradores.

|Apoiar a transformação da sociedade

A Siemens está fazendo uma contribuição positiva para a transformação socioeconômica do Brasil por meio da geração de empregos, do desenvolvimento de habilidades, da melhoria da qualidade de vida, do apoio ao meio ambiente. O protagonismo da Siemens em temas de Compliance, no Brasil, é uma das mais relevantes formas de atuação da empresa na sociedade, sendo reconhecida no ambiente corporativo por isso.

Acreditando que a influência na base escolar é onde formaremos cidadãos para o futuro promissor do País, através da Fundação Siemens, fomentamos o ensino científico em escolas públicas brasileiras. Além disto, apoiamos fortemente os nossos próprios colaboradores na cultura do voluntariado, cujo programa bem estruturado cria oportunidades para que os voluntários contribuam com causas que tenham retorno à sociedade com todas as ações voltadas para a educação.