Cidadania Corporativa

Nossos esforços são dedicados para criar e compartilhar valor à sociedade, ao mesmo tempo em que fortalecemos nossos negócios.
A Siemens oferece um ambiente favorável que estimula nossos colaboradores a desenvolver projetos de voluntariado. A prática da cidadania é vista como oportunidade para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. A própria percepção dos colaboradores em relação à Cidadania Corporativa tem crescido ao longo dos anos. Este resultado pode ser observado no ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar pela Você S/A 2015 (vide resultado abaixo).

Na Siemens, os assuntos relacionados a Cidadania Corporativa contemplam as ações executadas em todas as áreas da empresa e o Programa Corporativo de Voluntariado, além das atividades da Siemens Fundação Brasil.

|Programa de Voluntariado Siemens Brasil

O Programa de Voluntariado da Siemens no Brasil foi lançado em 2012, apesar de ter iniciado muito antes, através de iniciativas dos nossos colaboradores. Desde o lançamento, além de atuar como a catalisadora que permite a soma de esforços dos colaboradores interessados em ações voluntárias, a Siemens também desempenha um papel efetivo na realização das ações, pois as iniciativas acontecem durante o horário de trabalho, ou seja, em horas doadas pela Siemens. Desta forma, a empresa pode reafirmar o quanto entende que o Voluntariado está em nosso valor "Responsabilidade" e é importante para os colaboradores, para a empresa, para a comunidade e para um mundo melhor.

Uma das ferramentas do Programa de Voluntariado Siemens Brasil é sua plataforma on-line. Nela, colaboradores de todo o Brasil, podem interagir e participar ativamente de suas iniciativas, além de permitir um espaço de troca sobre o tema, pois possibilita visualizar, de forma transparente, as iniciativas de todo Brasil. Também vale destacar que a empresa também conta com uma Política de Voluntariado e está disponível para consulta de todos os colaboradores da empresa.

|Principais Resultados de 2015

Você S/A – Melhores empresas para se trabalhar 2015

O índice de favorabilidade dos Colaboradores sobre a Cidadania Corporativa na Siemens aumentou de 73,3% em 2012 para 86,3% em 2015

  • - 10 macroprojetos em 12 cidades do país;
  • - 519 voluntários
  • - 11.081 horas de trabalho doadas;

A Siemens espera engajar pelo menos 10% dos seus colaboradores, mas busca envolver ainda mais, pois acreditamos que podemos fazer a diferença em muitas vidas.

Indicadores GRI -G4: DMA


Principais Projetos de Voluntariados

Social Responsibility@PDT

Nosso principal programa de estágio voltado para a formação de lideranças, o Programa de Desenvolvimento de Talentos (PDT), está inserido no contexto da Cidadania Corporativa.

Como já havia acontecido nos dois anos anteriores, o PDT incluiu, entre as atividades dos estagiários, o Programa Social Responsibility@PDT, voltado para gestão de competência por meio de projetos sociais.

Educadores Formare

O projeto Formare é uma iniciativa da Fundação Siemens, que forma jovens com idades entre 16 e 18 anos nas instalações da Siemens em Jundiaí (SP). A Siemens é parceira do projeto com os colaboradores, que atuam como educadores voluntários. Todos os educadores são capacitados de acordo com a metodologia Formare desenvolvida pela Fundação Iochpe. (leia mais em Fundação Siemens).

EduComÉtica

15 voluntários e 170 horas dedicadas.
A iniciativa foi criada pela área de Compliance da Siemens Brasil em 2014. Ela consiste em atividades ministradas pelos próprios colaboradores voluntários sobre ética e integridade para alunos de escolas e universidades públicas e particulares. (Leia mais sobre EduComÉtica em Compliance).

Social@Finance

A iniciativa foi consolidada como ferramenta de construção da equipe (team building) pelos colaboradores da área financeira, que anualmente realizam reformas em instituições educacionais no entorno da sede da Siemens em São Paulo (SP). As ações têm como finalidade criar um ambiente para melhoria da qualidade de vida dos alunos e professores.

Green Team

Nascido como uma iniciativa de colaboradores da localidade Manaus (AM), o Green Team teve como o objetivo inicial conscientizar colaboradores sobre as responsabilidades com o meio ambiente, a iniciativa espalhou-se como boa prática para outras localidades da Siemens. Hoje os times também engajam os demais colaboradores com atividades sociais em instituições próximas as suas localidades.

Redes Locais

Colaboradores dos escritórios e regionais de vendas espalhados pelo país, também motivados em fazer diferença na melhoria da qualidade de ensino, contribuem e engajam seus colegas nas atividades nas escolas de suas regiões.

Trilha Ecológica

Há muitos anos, a Siemens mantém um tradicional programa de educação ambiental em sua sede, em São Paulo: a Trilha Ecológica Hermann Wever. O programa tem como objetivo principal conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente para seu futuro e o uso responsável dos recursos naturais. Em 2015, a trilha atraiu colaboradores interessados em atuar como monitores no programa. Mais de três mil alunos do ensino fundamental e médio já visitaram a trilha, que conta com 45 mil metros quadrados de Mata Atlântica preservada, uma das raras reservas ainda existentes em São Paulo.

Inteligência Emocional

O programa “Voluntário da Inteligência Emocional” é outra parceria com a Fundação Siemens. Voltado para o tema de Inteligência Emocional na escola, é realizado sob a coordenação do Grupo Ser que prepara voluntários da Siemens para desenvolver a inteligência emocional dos alunos e professores.

Outubro Rosa e Novembro Azul

Como tem acontecido nos últimos anos, a Siemens realizou uma campanha interna para chamar a atenção para o câncer de mama, na iniciativa conhecida como Outubro Rosa. Ao longo do mês, a área de Saúde da Siemens divulgou uma série de dicas sobre o assunto: possíveis sinais de câncer de mama, orientações para reduzir os riscos, como detectar precocemente a doença, entre outras. No dia 30 de outubro, os colaboradores foram trabalhar, em grande número, usando peças de roupa rosa, demonstrando o alto engajamento dos colegas com o tema.

Da mesma forma, ações voltadas para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata também foram realizadas em todas as unidades, no Novembro Azul.

Doações

Ao longo de 2015, a Siemens do Brasil realizou doações, que totalizaram R$ 450.000,00, para ações que apoiam a qualidade da educação no País como demonstrado no relatório.