Relatório Anual e de Sustentabilidade 2014 – Siemens no Brasil

Gestão da Qualidade

A consolidação da integração das áreas de Gestão da Qualidade (Quality Management), Excelência nos Negócios (Business Excellence) e Gerenciamento de Projetos (Project Management) ao longo de 2014 ajudou a colocar em prática uma cultura de melhoria contínua em toda a empresa.

O departamento de Gestão da Qualidade desenvolve e acompanha processos para implementação, manutenção e certificação dos sistemas de Gestão da Qualidade, além de aplicar as sistemáticas para avaliação da maturidade dos processos, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo.

No aspecto das certificações, em 2014 a Siemens passou por auditoria em todas as suas localidades, sob a responsabilidade do organismo certificador TÜV Rheinland (associação alemã para certificação de sistemas de gestão). O processo teve duração de três semanas e foi conduzido por uma equipe formada por 20 auditores externos, visando a verificar se a empresa atende aos requisitos das normas referentes à qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001).

Na conclusão do processo, a maturidade do sistema foi evidenciada. No total, contamos com 177 áreas certificadas, entre Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança no Trabalho.

A equipe dedicada à área de Excelência nos Negócios é responsável pela filosofia de gestão da Siemens, que impulsiona a cultura de alta performance, por meio de programas de melhoria contínua, produtividade, reconhecimento e compartilhamento de melhores práticas, coaching e metodologias de gestão por processos. Entre as iniciativas realizadas pela área estão a implementação do Siemens Production System (SPS), que incorpora conceitos da metodologia Lean, e a realização do “Programa MelhorAção”, que anualmente premia os melhores projetos e ideias de melhoria desenvolvidos a partir de metodologias de qualidade.

Com o apoio do Learning Campus, os treinamentos em Lean, iniciados em 2012, deslancharam em 2014 e certificaram cerca de 100 colaboradores brasileiros, ultrapassando a meta de 1% dos colaboradores treinados nas ferramentas Lean. A metodologia Lean tem como objetivo melhorar a utilização dos recursos e aumentar a satisfação dos clientes nos quesitos prazo, qualidade e custo.

O Gerenciamento de Projetos é um componente vital para o sucesso dos negócios da Siemens. A área planeja e executa a implementação sistemática do programa PM@Siemens (Project Management – the Siemens way), iniciativa global que suporta a melhoria contínua e sustentável dos processos de Gerenciamento de Projetos em direção à excelência operacional.

Com esse conjunto de iniciativas, a companhia aumentou em 19% sua produtividade nos últimos três anos e reduziu em 25% os custos de não conformidades em relação a 2013, atingindo o menor valor sobre o faturamento nos últimos dois anos. Além disso, a Siemens busca as melhores práticas no mercado com o “Programa Ponto de Encontro”, que impactou cerca de mil colaboradores com palestras mensais promovidas por empresas e especialistas em temas variados para benchmarking e o despertar de novas ideias.

Para 2015, a empresa espera continuar avançando nos ganhos de produtividade, obtidos por meio de inúmeros workshops, projetos, treinamento e dedicação pessoal dos colaboradores que buscam, sempre, melhores resultados. Com a nova estrutura na Visão 2020, a empresa estará ainda mais capacitada para gerar melhores resultados com uma maior sinergia e transparência para servir aos seus clientes e mercados.

Veja as principais iniciativas da empresa em Lean

Case 1: Lean na Divisão Healthcare – O exemplo da liderança

A metodologia Lean começou a ser implantada na Divisão Healthcare no primeiro semestre de 2014 e, desde então, perceberam-se os benefícios da iniciativa para melhorar a qualidade e atingir as metas.

Com os conceitos consolidados junto à liderança, a área de Business Excellence, da Divisão Healthcare, assumiu a tarefa de treinar toda a organização. Para isso, lançou mão de estratégias como reuniões remotas (via live meeting) para aumentar o alcance da iniciativa. Hoje, a Divisão já realiza muitos de seus processos com base nos conceitos Lean, obtendo mais qualidade em toda a cadeia produtiva, inclusive nas áreas administrativas.

Case 2: Profissionais da Siemens no Brasil participam do maior evento nacional da metodologia Lean

O Lean Summit é o mais importante evento realizado no Brasil para disseminação e trocas de experiências sobre a metodologia Lean. Em 2014, o encontro aconteceu durante dois dias do mês de setembro, em São Paulo (SP), oferecendo uma ampla gama de palestras sobre a utilização dos conceitos Lean nas empresas. Alguns dos maiores especialistas mundiais no tema, como John Shook, compartilharam seus conhecimentos na ocasião.

Além de assistir às palestras, os profissionais da Siemens participaram de painéis sobre variados assuntos, aproveitando a troca de experiências com outras empresas e levando as boas práticas da Siemens sobre o tema.

Especialistas da área de Quality Management (QM) e Business Excellence (BE) representaram a companhia, assim como vários colaboradores que atualmente fazem parte dos programas Siemens Performance System (SPS) Business e Lean Expert, ampliando seu conhecimento sobre o assunto.

Case 3: Engenheiros da Siemens no Brasil ampliam sua capacitação com conceitos Lean

Em 2014, a Siemens no Brasil passou a oferecer o Lean Development Engineering, treinamento voltado para a utilização dos conceitos Lean nos projetos de engenharia. Dezenove engenheiros de variadas áreas e localidades passaram pelo processo de capacitação. O programa, desenvolvido na Alemanha, foi customizado para o Brasil e se baseia em treinamentos presenciais de três semanas.

Entre um encontro presencial e outro, os participantes desenvolvem atividades que incluem o mapeamento do fluxo de valor de seus processos, com a detecção de oportunidades de melhoria. A partir das ferramentas do Lean, eles desenvolvem planos de ação que geram ganhos efetivos nos respectivos projetos, mensuráveis pela ferramenta Puma Web.

Case 4: Melhoria de processos também para fornecedores

A Siemens compartilha suas boas práticas também com seus parceiros comerciais. Foi o que aconteceu com fornecedores de painéis do segmento de Eletrometalurgia. Importante parceira das áreas de Low & Medium Voltage (Setor IC), Large Drives (Setor Industry) e Transformers (Setor Energy), a empresa também colocou em prática os ensinamentos da metodologia Lean, oferecidos pela Siemens em uma consultoria gratuita, e otimizou seus processos, reduzindo o tempo de produção e os custos.

Case 5: Fazer Certo da Primeira Vez: diminuindo o retrabalho e reduzindo não conformidades

Em julho de 2014, foi lançada a campanha corporativa “Fazer Certo da Primeira Vez”, desenvolvida pela área corporativa de Qualidade e Excelência nos Negócios, em conjunto com as áreas de Excelência nos Negócios dos quatro Setores e com a Comunicação Corporativa.

Os objetivos são aprimorar produtos, projetos e processos em todas as áreas da Siemens, destacar a execução de cada atividade com qualidade e eficiência para garantir excelentes resultados e utilizar a campanha como guarda-chuva para todas as iniciativas de qualidade e excelência em negócios.

Divulgada em diversos canais, como Intranet, treinamentos, reuniões e na rede social da Siemens – Siemens Social Network –, a iniciativa estimula e engaja os colaboradores a mostrar que fazer certo da primeira vez ajuda a diminuir o número de não conformidades. Mais do que uma campanha, é um programa de qualidade e excelência nos negócios.

GRI-G4: DMA