Siemens, há 110 anos juntos
com o Brasil trazendo inovações.

Conheça nossa trajetória.

1867

A Siemens executa seu primeiro projeto em terras brasileiras: a construção da primeira linha telegráfica do Brasil entre a residência do imperador D. Pedro II, no Rio de Janeiro, e a cidade de Rio Grande (RS), um passo importante para aproximar diferentes regiões do País.

1874

A Siemens participa de mais uma iniciativa pioneira no País e instala o primeiro cabo submarino da América do Sul. Com 2.500 quilômetros de extensão, ele ligava o Rio de Janeiro com a foz do rio Chuí, no Uruguai, criando conexões sem precedentes.

1894

A Siemens instala a primeira usina elétrica a vapor do Brasil, contribuindo para modernizar a infraestrutura do século XIX.

1897

Iniciam-se as operações do primeiro bonde elétrico do País, em Salvador (BA), um projeto que teve a participação da Siemens.

1899

A Siemens ajuda a fundar a Companhia Telefônica do Rio de Janeiro e instala o primeiro centro telefônico da então capital da República, com 8 mil linhas para melhorar a comunicação do País.

1905

É fundada no Rio de Janeiro a Cia. Brazileira de Electricidade Siemens-Schuckertwerke, a primeira multinacional eletroeletrônica a se estabelecer no País.

1909

A Siemens instala no Theatro Municipal do Rio de Janeiro a primeira central diesel-elétrica do Brasil.

1922

A primeira central telefônica automática da América Latina e a terceira do mundo (depois apenas de Nova York e Chicago) é instalada em Porto Alegre (RS), com tecnologia fornecida pela Siemens.

1939

A Siemens instala no bairro do Brás, em São Paulo, a primeira fábrica de transformadores do Brasil.

1941

A Siemens fabrica o primeiro aparelho brasileiro de raios-X, em colaboração com o Dr. Manuel de Abreu, inventor da abreugrafia. Ajudando a cuidar da saúde de milhares de brasileiros.

1955

Entra em operação a primeira turbina a vapor do Brasil, fabricada pela Siemens. No mesmo ano, é inaugurada mais uma fábrica em São Paulo, no bairro da Lapa.

1973

Iniciada as atividades da Siemens na nova fábrica de transformadores em Jundiaí, que se tornou a maior fábrica latino-americana em transformadores de até 400kVA, em 1975.

1975

Inaugurada em Jundiaí (SP) a nova fábrica de transformadores da Siemens.

1977

A Siemens instala o primeiro tomógrafo computadorizado do País. No mesmo ano, é inaugurada em São Paulo a atual sede da Siemens no Brasil, na localidade Anhanguera.

1983

A Siemens instala o primeiro rotor dos 18 geradores da Usina de Itaipu. No mesmo ano, entra em operação mais uma fábrica da empresa, em Manaus (AM), contribuindo para o desenvolvimento econômico no norte do País.

1989

A Siemens se torna a primeira empresa do Brasil a receber o certificado ISO 9000, impulsionando a busca pela qualidade no mercado.

1999

Em São José dos Pinhais (PR), a Siemens participa da montagem final da primeira fábrica da VW-Audi, sendo responsável por planejar, implementar e otimizar toda a infraestrutura e sistemas de operação.

2005

A Siemens comemora 100 anos de presença no Brasil.

2007

A Siemens inaugura em Jundiaí (SP) o maior complexo industrial integrado de equipamentos de energia da América do Sul.

2012

A Siemens inaugura em Joinville (SC) sua fábrica de equipamentos de diagnóstico por imagem.

2013

Instalados os primeiros parques eólicos com soluções Siemens em meio às dunas do Ceará, proporcionando energia limpa e renovável para cerca de 300 mil residências

2014

Inaugurado o 7º Centro de P&D da Siemens: competência global em softwares para detecção de perdas não técnicas de energia.

O que é importante para o Brasil, é importante para a Siemens.

110 anos passaram muito rápido, mas nossa história no Brasil está apenas começando. Nosso objetivo é continuar crescendo junto com o País e, por isso, estaremos sempre à disposição dos brasileiros para enfrentar os maiores desafios e apresentar as melhores inovações. Afinal, o que é importante para o Brasil, é importante para a Siemens.

Clique aqui para saber mais

Siga a Siemens