Relatório Anual e de Sustentabilidade 2014 – Siemens no Brasil

Gestão Ambiental

As ações de proteção ambiental, na Siemens, seguem os princípios “servir o meio ambiente” (serve the environment) e “excelência em eco produtos” (product eco excellence). Enxergamos toda a atuação da empresa de forma holística, compreendendo que nossas ações impactam a sociedade nos aspectos econômico, social e ambiental.

A Siemens acredita que a inovação tecnológica é a principal ferramenta para enfrentar os desafios futuros e se preocupa com os possíveis impactos ambientais de seus produtos, bem como com a melhoria contínua, minimização do desperdício, uso racional da água e energia, e outras ações que impactem na preservação do meio ambiente. Nossa área é composta por profissionais dedicados em tempo integral para a gestão ambiental das operações da Siemens.

Investindo em tecnologia e com portfólio ambiental, a Siemens contribui com a sociedade para obter o equilíbrio necessário entre negócios, pessoas e meio ambiente, fortalecendo seu posicionamento como fornecedora de soluções orientadas para a proteção ambiental.

Com essa finalidade, são monitorados e registrados no Relatório de Performance Ambiental indicadores que possam causar possíveis impactos ambientais, como, por exemplo, geração de resíduos perigosos e não perigosos, consumo de água, energia e outros recursos.

Ciente de sua responsabilidade nas sociedades em que atua, a Siemens impõe-se metas ambientais rigorosas e faz questão de divulgá-las. Para os próximos anos (até 2020), a empresa se propõe a aumentar a eficiência de gestão de resíduos e de energia em 1% ao ano. Como também a eliminação de 100% das substâncias que degradam a camada de ozônio (ODS – Ozone depleting substances) até 2040.

Relatório e indicadores de performance ambiental

O primeiro relatório contendo indicadores ambientais da empresa foi publicado em 2004 com o nome de "Relatório de Ecoeficiência". No ano fiscal de 2013, com o novo Programa Corporativo de Proteção Ambiental, elaborado pela Matriz mundial da Siemens e que impõe metas na área ambiental para cumprimento até o ano fiscal de 2020, o nome foi substituído por "Relatório de Performance Ambiental", uma vez que os objetivos e metas ambientais da corporação mudaram.

O “Relatório de Performance Ambiental” é desenvolvido com base nos objetivos e metas da organização e publicado para conhecimento de todos os colaboradores, pois acreditamos que a conscientização e compromisso coletivo são fundamentais para a proteção do meio ambiente.

Os indicadores de desempenho ambiental são monitorados trimestralmente desde 2001 por meio do Siemens Environmental and Technical Safety Information System (SESIS), um sistema desenvolvido e implementado mundialmente na Siemens, que subsidia as análises críticas de performance e facilita na elaboração de relatórios ambientais.

Ecoeficiência

Ao longo dos últimos anos, com o objetivo de aumentar a ecoeficiência de suas operações, a Siemens no Brasil tem implantado, desenvolvido e aperfeiçoado diversas ações que ajudam a empresa a atingir as metas mundiais para redução dos impactos ambientais, visando à melhoria da gestão energética, resíduos e redução das emissões atmosféricas. Como exemplos destas ações:

  • Certificação ISO 14.001 (Sistema de Gestão Ambiental) em todas as suas localidades fabris.
  • Certificações LEED (Leadership in Energy and Environmental Design):
    • Certificação LEED EB (Existing Building) - O primeiro certificado “ouro” obtido pela Siemens no Brasil foi na localidade Anhanguera (SP), sede da empresa, em 2013, que passará por um processo de recertificação em 2015.
    • Certificação LEED NC (News Constructions) – O segundo certificado “ouro” foi obtido em 2014 para o novo edifício do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, localizado no Rio de Janeiro (Ilha do Fundão/RJ).
  • Uso consciente de recursos:
    • Utilização de vidros duplos e soluções arquitetônicas, que visam a reduzir a quantidade de calor absorvido no interior do edifício, sem reduzir a luminosidade, proporcionando a redução do uso de ar-condicionado.
    • Utilização de água de reuso para regar jardins e áreas externas.
    • Redução do uso de água no restaurante das localidades Anhanguera (SP) e Jundiaí (SP).
    • Ventilação natural em unidades fabris.
    • Utilização de telhas translúcidas para otimização da luz natural em fábricas.
    • Coleta de lixo reciclável.
    • Utilização de resíduos orgânicos dos restaurantes para produção de adubo.
    • Doação de mudas, além de diversas ações educacionais e de conscientização.
  • Participação da empresa no grupo dedicado a discussões sobre Logística Reversa da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE).

Green Team

O Green Team é um grupo multidisciplinar, formado por voluntários da Siemens das principais localidades (Manaus/AM, Jundiaí/SP, Cabreúva/SP, Canoas/RS, Anhanguera/SP e Lapa/SP), a fim de atuar na conscientização e engajamento dos colaboradores Siemens, trabalhando em parceria com atividades de responsabilidade social, voluntariado e atividades de preservação do meio ambiente.

Siemens Office

Além de reduzir os impactos ambientais no consumo de energia e água, bem como geração de resíduos, emissão de CO2 pelo transporte, o Siemens Office também traz benefícios na produtividade e qualidade de vida do colaborador.

O conceito do Siemens Office é fazer com que as áreas administrativas da empresa passem a ter espaços multiuso. Em vez de estações fixas de trabalho, os profissionais contam com estruturas adaptadas, nas quais ele pode conectar seu notebook em qualquer estação de trabalho dentro ou fora da Siemens.

Um dos facilitadores para o Siemens Office já implantado no Brasil é a política de home office (leia mais no capítulo sobre colaboradores), que possibilita ao profissional exercer suas funções em casa, em alguns dias do mês.

Indicadores GRI: G4-DMA